top of page
Dra. Carmem

Odontopediatra: por que os pais têm receio de levar seus filhos ao dentista?

Atualizado: 11 de set. de 2019


Odontopediatra, por que os pais têm receio de levar seus filhos ao dentista? Todos os dias, na Clínica Amai, respondo a perguntas  que reproduzo aqui como um padrão. Veja se essas  são suas dúvidas, ou quais seus receios:

“Meu filho tem dois anos (faixa mais comum entre 2 e 3 anos de idade) , está com várias cáries que eu descobri  foram causadas pela falta de higiene depois da alimentação ou os dentes de leite  já nasceram manchados e eu não soube como evitar que as manchas evoluíssem para cavidades de cárie.

Passei por vários dentistas/odontopediatras que  disseram que,  por vários motivos,  não era  preciso ou aconselhável tratar.

Escutei:

– ir ao dentista nessa idade? Você ficou louca? – dentes de leite vão cair mesmo; – não dá para tratar uma criança dessa idade; – a criança vai ficar traumatizada; – em boca de criança não se mexe; – não dá para tratar criança dessa idade sem sedação; – espere  os dentes caírem.”

O que respondo  a essas questões sobre odontopediatria?



Será que essas pessoas que dão esse tipo de palpite têm a noção da condição dessas bocas, e de quanto tempo ainda será preciso esperar até a troca de dentes? Do efeito dessa falta de condição de alimentar-se apropriadamente, da dor e das noites mal dormidas?

Seguem as informações que você pode estar buscando. Como são muitos os pontos que precisam ser abordados, vou indicar os links que você precisa ler.


Primeiramente você precisa entender a importância dos dentes de leite, e a necessidade de mantê-los na boca até a fase de troca


A partir de então, deve saber que o tratamento não vai traumatizá-lo

Tratamentos dentários de crianças e bebês:


Deve ter em mente que você não será punida por não ter conseguido fazer melhor e evitar as cáries. Para isso, entender sobre a primeira consulta ao odontopediatra: 

Primeira consulta:

Deve saber que tratando das cáries ele não ficará traumatizado, mas sentirá dor e terá outras consequências se não tratar:

Medo, trauma de dentista: 

Pronto, agora é só ouvir a opinião de um odontopediatra sobre o caso específico de seu filho, e  tratá-lo.



Afinal, pais são capazes de tudo pela felicidade dos filhos!

Dra. Carmem Silvia. Clínica Amai

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page