Nossas crianças são muito importantes para nós, e mantê-las saudáveis é nosso objetivo. Não somente suas mentes e corpos devem estar saudáveis, mas também seus dentes. E a Cárie de Mamadeira é um grande desafio para este objetivo, pois surge como um inimigo discreto e muito poderoso.
Infelizmente, metade de nossas crianças em idade escolar já tiveram cárie.
A seguir, trazemos valiosas informações sobre prevenção da cárie de mamadeira, para pessoas que se importam e cuidam de crianças jovens. Incentivaremos você a reconhecer e tomar os cuidados necessários na prevenção desse tipo de cárie.
O que é Cárie de Mamadeira?
Cárie rampante ou de mamadeira é uma forma específica de cárie severa, em dentes de leite, causada por hábitos inapropriados de alimentação. Representa a forma mais comum de cárie em crianças com idade inferior a 3 anos.
A Cárie de mamadeira afeta dentes anteriores superiores. Começa com manchas brancas em forma de uma linha esbranquiçada próxima à gengiva e é difícil de ser detectada. Essa condição é reversível e pode, nesse momento, ser tratada. Caso não o seja, pode evoluir para uma coloração marrom. Os dentes anteriores superiores são os primeiros a serem afetados. Num estágio mais avançado, temos o comprometimento dos posteriores.
A principal causa da cárie de mamadeira é o fato do bebê dormir mamando. Uma das funções da saliva é proteger os dentes. Quando a criança dorme, menos saliva é produzida e uma camada de leite envolve os dentes durante a noite toda, causando desmineralização do esmalte e cárie. Também pode ser causada por ingestão frequente de líquidos em xícaras ou mamadeiras, como se fosse uma chupeta.
É importante saber que a exposição continuada a líquidos pode provocar cárie em seu bebê, mesmo sendo somente leite puro ou leite materno.
Todos esses líquidos podem provocar cárie:
Leite ou misturas com farinhas e achocolatados
Sucos, refrigerantes e água de côco;água e chás adoçados
Leite materno.
O aleitamento materno é indicado como o melhor tipo de alimentação, mas por período de tempo limitado. Se a criança adormecer no seio é semelhante a adormecer com a mamadeira e poderemos ter cáries também. A cárie de mamadeira pode afetar qualquer criança que tenha maus hábitos, independente do nível socio-econômico ou racial.
Porque os dentes de leite são importantes
Entender a importância dos dentes de leite é o primeiro passo. São importantes para manter a saúde global. Dentes de leite também são importantes para assegurar um sorriso bonito, que dará uma sensação de bem estar e segurança para a criança.
Também são importantes para a boa pronúncia e na mastigação, fazendo parte do processo de digestão. Alguns alimentos saudáveis, como frutas, cereais e verduras cruas são impossíveis de serem mastigados se a criança não tiver bons dentes, ou os tiver extraído precocemente. Os dentes cariados podem ser sensíveis à pressão, frio e calor, podendo afetar a vontade da criança se alimentar. Dentes de leite são importantes na manutenção dos espaços para os dentes permanentes e permitem aos ossos da face desenvolverem-se correta e harmoniosamente. Se o dente de leite for perdido precocemente, o dente permanente pode não erupcionar no seu devido lugar. Como resultado haverá uma desorganização, com o fechamento dos espaços para os sucessores permanentes e necessidade de tratamento ortodôntico.
Os pais esperam que seus filhos sejam tratados sem dor ou desconforto, sem riscos e sem choro. Se a cárie de mamadeira for detectada em torno dos 18 meses, essa expectativa é irreal. O bebê só sabe chorar, ele ainda não sabe se expressar. Tratamentos sob anestesia geral ou sedação são inadequados, dispendiosos e sempre acarretam riscos para seu bebê.
O tratamento em consultório pode ser incompreensível para um bebê que não entende a necessidade do tratamento. Além disso, será um tratamento mais difícil e dispendioso.
A prevenção é a única solução racional para o problema da cárie de mamadeira.
Doutora Carmem